Andava, sem esquecer

 

erik-johansson-1223178187179848211.jpg
Ilustração surrealista | Erik Johansson

“A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos.”

– Cícero

 

Andava sem esquecer de onde veio.

Saiu de seu passado sem que este saísse do seu peito. Cresceu trocando de pele, de amores, de dores, trocando a fina casca infantil por uma grossa adulta, e, embora tenha trocado de lugares, ainda assim carregava consigo a gênese de sua história. Trocou. Trocou acreditando que o novo apagava o velho, e que suas conquistas extinguiriam a marca dos seus fracassos.

Pisava em novas terras com a sensação de repousar no passado. E em momentos tempestuosos desejava retroceder para os sorrisos-de-seis-anos e das árvores que lhe pareciam tocar os céus. Tempos gloriosos de sua infância, em que a única preocupação era escovar os dentes antes de dormir.

Trocou.

Trocou as árvores gigantes por prédios cuja burocracia é que parece agora tocar os céus. E se antes preocupava-se em escovar seus dentes, hoje empenha-se em ser aquilo que desejam que seja, abafando seus próprios desejos em maletas pretas e mochilas com maquiagem-adulta.

Mas embora se esbarre pelos infortúnios da vida adulta, preserva em si a crença de que é preciso caminhar. Enfrentar as tempestades em seu barquinho de papel. É preciso continuar a caminhada, com as solas do pé calejadas dentro de suas sapatilhas para ballet. E por mais doloroso que seja trocar de peles, de amores, de dores, é preciso traçar novos enredos para ter o que contar, não para os seus netos, mas para si mesmo.

Porque avançar também é se despedir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s